TDHA/TDAH → O Que é? Como Tratar? Tem Cura? Veja Aqui!

O TDAH ou mais conhecido como TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é um transtorno que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar o individuo durante toda a sua vida.

Problema de atenção entre mulheres

Pode ser conhecido como TDAH – transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou DDA – distúrbio do déficit de atenção. Em inglês poderá ser identificado por ADD, ADHD, ou AD/DH.

Através deste post será falado sobre tal problema que atualmente não é considerada uma doença, sendo assim, continue lendo o post e saiba mais sobre.

O que é?

O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge varias partes do cérebro, geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude, impulsividade.

Estudos científicos apontam que a área mais atingida por esse transtorno é a região frontal e suas ligações com o resto do cérebro.

Existem pesquisas por todo o mundo, onde procuram saber a causa do desenvolvimento de TDHA, as pesquisam apontaram que a hereditariedade é uma das causas que podem fazer com que a criança desenvolva esse transtorno.

Outras causas como o que é ingerido durante a gravidez, sofrimento fetal (algumas pesquisas apontam que mulheres que tiveram algum problema na gravidez terá um aumento de chance do bebe desenvolver o TDAH), problemas familiares, e até mesmo a exposição ao chumbo poderá causar no bebe a probabilidade maior de desenvolver esse transtorno.

Sintomas

Os sintomas podem ser identificados na infância, o primeiro diagnostico, geralmente é feito nas escolas, onde os profissionais da educação identificam a falta de interesse expressiva da criança, falta de atenção nas atividades desenvolvidas nas escolas, inquietude e a impulsividade.

ajuda para criancas com deficit

Após o primeiro diagnostico é aconselhável que a criança passe por um especialista para que esse possa passar o tratamento mais adequado para aquela criança.

TDAH Tem cura?

Por não ser considerada uma doença e sim um transtorno, o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade não tem cura, apenas tratamento. Este tratamento é possível através de ajudas como:

  • Psicólogos;
  • Psicopedagogos;
  • Psiquiatras;
  • Pedagogos;
  • Entre outros.

Hoje com o avanço tecnológico e da medicina pode se observar diversas formas de tratamentos para que o transtorno não se desenvolva tanto, e assim a criança possa levar uma vida normal tanto quanto o possível.

Meios para ajudar crianças com deficitDéficit Infantil e na escola

Como já dito a identificação do transtorno, geralmente será identificado nas escolas, pois é aonde a criança fica a maior parte do tempo e aprende a desenvolver suas funções, a criança que apresentar os sintomas do TDAH é fácil identificar, por apresentar anormal inquietude, impulsividade, visto também que os profissionais educadores tem uma percepção diferente para as crianças que apresentam esses sintomas.

Por isso é de total importância que haja pessoas formadas na área de Pedagogia ou Psicologia nas escolas do país, para que crianças com esses problemas tenham o auxílio destes para o controle do TDHA.

Tratamento com Ritalina (efeitos negativos)

Hoje tem havido muitas criticas pelo aumento excessivo do uso da Ritalina no Brasil, mas nos casos do TDAH em que há o desenvolvimento do transtorno, entre os especialistas o medicamento mais indicado para o tratamento desta doença ainda é a ritalina.

Não descarta-se que o medicamento não traga efeitos colaterais até mesmo para quem desenvolveu o TDHA. Os efeitos negativos dessa medicação geralmente são:

  • Insônia;
  • Perda de apetite;
  • Boca seca;
  • Tremores;
  • Taquicardia;
  • E até mesmo o aumento da ansiedade.

Solução com suplementos naturais

Hoje o TDAH pode ser tratado com a junção dos tratamentos com medicamentos e tratamentos psicológicos e alternativos (como tratamentos psicomotores, terapia com artes, tratamento desenvolvido com os pais e etc).

Há também, não comprovados por especialistas, os tratamentos naturais do TDHA, que são feitos geralmente com vitamina B6, cálcio e magnésio, acido gama amino butírico (gaba), e outros, esse medicamentos alternativos como já dito não tem resultado comprovado e não garantido pelos médios e especialistas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.240 votes, average: 4,60 out of 5)
Loading...
Comments(6)
  1. Claudeci Pinheiro
  2. Júlia Moraes
    • Ana ima
  3. Maurício Lopes
    • Angélica R.
  4. Maria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *