Ginkgo Biloba → Sobre a Planta Medicinal!

Guias Conheça tudo sobre essa planta medicinal com efeitos benéficos para a saúde mental de pessoas de todas as idades.

A Ginkgo Biloba é uma das árvores mais antigas existentes, para se ter uma ideia, ela foi a primeira planta a brotar após a explosão da bomba de Hiroshima no Japão, e pode viver mais de 1000 anos.

É nas folhas que encontramos todo o seu poder ativo, nelas é extraída a substância que faz um bem enorme para a saúde e para a memória. Apesar de ser uma árvore de origem oriental, hoje ela está presente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Suas folhas contêm dois antioxidantes poderosos: os flavonoides e os terpenóides, os dois tem o poder de combater os radicais livres do organismo e retardar o envelhecimento. A Ginkgo Biloba é muito procurada por ser potente quando o assunto é a melhora da circulação sanguínea e o aumento da libido.

Benefícios

Conheça abaixo alguns dos benefícios dessa planta para diferentes áreas da sua saúde.

  • Pressão Arterial

Em algumas células do nosso corpo (endoteliais, macrófagos e em um grupo específico de neurônios do cérebro) possuímos Óxido Nítrico (NO), um gás solúvel em água. A Ginkgo Biloba instiga a produção deste gás, que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.

  • Melhora a Circulação

A Ginkgo Biloba tem ação vasodilatadora – que é a dilatação da parede dos vasos sanguíneos – e isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo de forma natural. Logo, ela auxilia na melhora da circulação de todo o organismo, em especial do coração e do cérebro.

  • Previne o Mal de Alzheimer e Perda de Memória

Alguns estudos realizados sobre a eficácia do Ginkgo Biloba em pacientes com Alzheimer constataram que a substância tem efeitos preventivos, mas não curativos para quem já possui a doença.

Uma vez que os resultados de melhora foram mínimos nos pacientes. O mesmo acontece com o problema de perda de memória, não existe nenhum estudo cientifico que tenha mostrado realmente que a substância consiga melhorar a memória dos idosos.

  • Aumento da Libido

Com a sua ação vasodilatadora, ela melhora o fluxo sanguíneo em todo o corpo, inclusive nos órgão reprodutivos, o que contribui para o desempenho sexual de homens e mulheres. Para que estes resultados sejam alcançados, recomenda-se que a Ginkgo Biloba seja utilizada em longo prazo.

  • Fim do Estresse e Depressão

Em estudos realizados, o uso contínuo de Ginkgo Biloba por pessoas voluntárias para a análise, fez com que elas soubessem suportar o estresse e se controlar em determinadas situações problemáticas que acarretavam em preocupações.

Percebeu-se então, que esta substância pode ser uma grande aliada em tratamentos de depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, e outras doenças que causam problemas a saúde mental do nosso corpo.

  • Alivia a TPM

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM e as terríveis cólicas, a Ginkgo Biloba pode ser uma grande aliada nesta fase, ela alivia os sintomas incomodativos e as deixa mais confortáveis no período menstrual. Lembrando que o uso da planta precisa ser continuo, e não esporadicamente, para que os resultados sejam alcançados.

A Ginkgo Biloba possui propriedades muito benéficas para a saúde, quando inserida na sua rotina diária, os resultados são muito satisfatórios e melhoram a sua qualidade de vida.

Como Utilizar?

A sua ingestão pode ser através de pó, folhas para chá, extratos líquidos ou cápsulas. Apesar de apresentar várias formas de consumo, a maioria das pessoas preferem as cápsulas de Ginkgo Biloba, assim evitam sentir o gosto da substância, além de ser uma maneira mais prática para consumi-la.