O ENEM ou exame nacional do ensino médio é a oportunidade para muitos estudantes de baixa renda ingressar nas tão sonhadas universidades, sendo elas particulares ou federais, tendo também cursos técnicos profissionalizantes.
O Enem é o maior vestibular do país, ou seja, existe uma enorme concorrência, e para que consiga passar entre os primeiros e alcançar a vaga é necessário muito estudo, esforços e todas as ferramentas que puder encontrar.
Após ouvir vários professores universitários e de cursinhos preparatórios para esse vestibular, foi constatado que é extremamente impossível o aluno estudar ou ler por mais de 8 horas por dia, isso atrapalhará mais do ajudará, o segredo para estudar para o ENEM, é ter uma organização do seu tempo disponível.
O esquecimento é um grande empecilho para o grande desempenho nas provas.
Estudiosos já constataram que conforme o passar do tempo o nosso cérebro irá cada vez mais esquecer-se das coisas e com mais rapidez.
Para que consigamos combater esse esquecimento é necessário fazer constantes revisões e resumos sobre quase tudo.
Indica-se que o primeiro resumo deverá ser feito após 48 horas do primeiro estudo, para que assim o cérebro comece a se familiarizar com a matéria estudada, e de o resultado esperado no momento das avaliações.
Para estudar sozinho o seu nível de dedicação e comprometimento deverá ser realmente o que impulsará os seus estudos e seu bom desempenho e desenvolvimento durante as provas.
Como já dissemos para estudar, ainda mais sozinho, o caminho ideal é que você tome as seguintes atitudes para assim facilitar e melhorar sua maneira e seus resultados na hora da prova:
É difícil para os estudantes estabelecer um método eficiente para estudar para os vestibulares, e todos nós que lhe damos com diversas matérias ao longo dos estudos sabemos o quão difícil realmente é.
Ha alguns anos especialistas nessa área desenvolveram alguns métodos para que possam ajudar esses jovens a escolher o método mais adequado para cada um deles.
O método mais utilizado entre os estudantes é revisar as matérias dadas e fazer anotações relacionando-as entre si. Fazer resumos também será de grande ajuda, pois estará revisando as matérias passadas.
Dividir os estudos por matérias, colocando as que você tem mais dificuldades e separando um maior tempo para elas, assim você estará otimizando, os seus estudos e esforços.
O grande objetivo de quem faz os vestibulares é de ingressar nas universidades entre os primeiros lugares.
Para que isso seja possível é necessário grande esforço e estudo, mas também organização do tempo e utilizar-se de todas as ferramentas que estão disponíveis.